Benefícios do quebra-cabeça para o cérebro
Já brinquei muito quando criança e até o dia de hoje me pego montando cubo-mágico!
Montar as pequenas peças e conseguir formar um painel no final é um excelente exercício cognitivo para idosos, adultos, jovens e crianças, principalmente aquelas que estão em fase educacional.
Em geral, o quebra-cabeça é bom para memória e quando aplicado na escola, primordialmente na educação infantil, ele facilita muito a aprendizagem. Quer saber mais sobre as vantagens de usar essa ferramenta na escola, quais são as suas regras ou que vantagens ela traz para as pessoas que gostam de montar quebra-cabeça? Vamos ver 5 benefícios do quebra-cabeça.
1 - Quebra-cabeça estimula o cérebro
A primeira grande contribuição do quebra-cabeça é a nível intelectual, já que o quebra-cabeça estimula o cérebro. Por isso, o desenvolvimento das habilidades cognitivas é um grande benefício.
A atividade tem reflexos diretos na capacidade da criança em resolver problemas, aumentando o raciocínio e melhorando as suas habilidades. É possível estimular o conhecimento dos números, das cores, das figuras, dos mapas, do espaço, do trânsito e inúmeros outros campos do conhecimento.
2 - Quebra-cabeça é bom para a memória
Outro aspecto relevante para o uso do quebra-cabeça é que ele é bom para a memória. Essa contribuição é crucial para pessoas com problemas relacionados ao esquecimento.
Isso acontece, pois, achar as peças de encaixe uma para outras faz com que a pessoa acumule informações sobre os formatos e quais seus possíveis pares. Imagina inserir essa atividade para idosos com problemas de memória?
3 - Quebra-cabeça desenvolve a coordenação motora
Tem uma fase da infância que os pequenas precisam desenvolver suas habilidades motoras. Seus bracinhos e dedos ainda não têm noção das distâncias e manipulação de objetos.
Logo, um quebra-cabeça voltado para esse público tende a estimular a coordenação motora ainda na primeira infância. O fato de tentar encaixar uma pecinha na outra, é um grande estímulo para o controle dos movimentos dos braços, dos olhos e das mãos.
Porém, o quebra-cabeça precisa ser voltado para a idade específica da criança, com peças maiores, coloridas e com encaixes bem simples. Vale também para adultos ou idosos com dificuldades de coordenação.
4 - Quebra-cabeça provoca a interação social
O período escolar é uma fase de adaptação para a garotada. A formação de amigos e identificação de grupos e percepção de sociedade são objetivos importantes para os pequenos em idade escolar.
E para alcançar esse objetivo, o quebra-cabeça é um ótimo instrumento de socialização. Durante a brincadeira, as crianças podem interagir, colaborar, competir, conquistar, debater, compartilhar de acertos e erros com toda a turma.
5 - Quebra-cabeça fomenta a percepção
Esse jogo também fomenta a percepção das crianças em idade escolar. As capacidades de observar, comparar, analisar e sintetizar as ideias são trunfos que servirão na formação de cada criança.
Esses ganhos se estendem à adolescência e vida adulta, sendo qualidades muito valorizadas nos campos profissionais. A percepção de grandes negócios, de oportunidades do mercado podem nascer ainda na infância, com os estímulos adequados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário