Quando usar a, à e há?
Quando usar a, à e há? Todas as formas de "as" estão corretas.
São dúvidas bem comuns, pelo motivo de não ter uma forma de uso única, existem outras palavras que existem, mas dependendo do contexto e da forma que está escrita não está correto. Vamos tentar explicar um pouco melhor sobre!
Leia também: Como falar corretamente e sem inibições
A
A vogal a, quando escrita separadamente e sem acento, indica geralmente o artigo definido feminino ou uma preposição, usada antes de um substantivo. Ex.:
- A sala estava cheia ontem.
- A menina que você gosta chegou.
À
O famoso a craseado. Quando o a recebe acento crase significada que ele está fazendo a junção de dois "as", a sendo preposição e a sendo artigo feminino. Ex.:
- Fui à feira
Veja que temos dois "as". Fui a (a preposição) e a feira (a artigo). Para não ser necessário escrever os dois "as" usa-se nesse caso a craseado.
Há
Nesse caso é diferente de tudo que falamos até aqui sobre os "as". O a com h e acento no a, é o verbo haver conjugado na 3º pessoa do singular do presente do indicativo. Geralmente é usada quando o verbo haver atua como um verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado sempre na 3.ª pessoa do singular. Ex.:
- Há comida na geladeira.
- Há uma festa na rua.
Gostaria de uma explicação sobre "Glória à Deus" , com crase ou sem crase e como se explica o a antes de Deus? Por favor! Obrigada
ResponderExcluirBoa pergunta. No caso Deus é uma palavra masculina, não tem artigo feminino, apenas a preposição a. Por tanto não há crase.
Excluir