21 dicas para estudar interpretação de textos
A leitura é o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento, portanto, precisamos aprender a ler e não apenas "passar os olhos sobre algum texto".
É preciso, para uma boa leitura, exercitar-se na arte de pensar, de captar ideias, de investigar as palavras… Para isso, devemos entender, primeiro, algumas definições. A dificuldade na compreensão e interpretação de textos deve-se a falta do habito da leitura.
Desenvolva o habito da leitura. Estabeleça uma meta de ler, pelo menos, um livro por mês. Leia o que você mais gosta.
Confira 21 dicas de como ter um habito de leitura.
01. Não se assuste com o tamanho do texto.
02. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto principal. Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se familiares a nós mesmos. Não se deixe levar pela falsa impressão de que ler não faz diferença.
03. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente.
04. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes pois a primeira impressão pode ser falsa. É preciso paciência para ler outras vezes. Antes de responder as questões, retorne ao texto para sanar as dúvidas.
A primeira leitura deve ser do tipo informativa, isto é, você deverá buscar as palavras mais importantes de cada parágrafo que constituem as palavras-chave do texto em torno das quais as outras se organizam para dar significação e produzirem sentido.
Já na segunda leitura, do tipo interpretativa, você deverá compreender, analisar e sintetizar as informações do texto.
05. Ler o texto com perspicácia (observando os detalhes), sutileza, malícia nas entrelinhas. Atenção ao que se pede.
01. Não se assuste com o tamanho do texto.
02. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto principal. Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se familiares a nós mesmos. Não se deixe levar pela falsa impressão de que ler não faz diferença.
03. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente.
04. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes pois a primeira impressão pode ser falsa. É preciso paciência para ler outras vezes. Antes de responder as questões, retorne ao texto para sanar as dúvidas.
A primeira leitura deve ser do tipo informativa, isto é, você deverá buscar as palavras mais importantes de cada parágrafo que constituem as palavras-chave do texto em torno das quais as outras se organizam para dar significação e produzirem sentido.
Já na segunda leitura, do tipo interpretativa, você deverá compreender, analisar e sintetizar as informações do texto.
05. Ler o texto com perspicácia (observando os detalhes), sutileza, malícia nas entrelinhas. Atenção ao que se pede.
Às vezes, a interpretação está voltada a uma linha do texto e por isso você deve voltar ao parágrafo para localizar o que se afirma.
Outras vezes, a questão está voltada à ideia geral do texto.
06. Realize uma nova leitura, desta vez sublinhando as palavras desconhecidas do texto.
07. Seja curioso, utilize um dicionário e encontre o significado das palavras que você sublinhou no texto.
08. Voltar ao texto quantas vezes precisar.
09. Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor.
10. Partir o texto em pedaços (parágrafos ou partes) para melhor compreensão.
11. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente.
12. Cuidado com os vocábulos: destoa, não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu.
13. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa.
14. Quando o autor apenas sugerir uma ideia, procurar um fundamento de lógica objetiva.
15. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto.
16. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta.
17. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem.
18. O autor defende ideias e você deve percebê-las.
19. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
Outras vezes, a questão está voltada à ideia geral do texto.
06. Realize uma nova leitura, desta vez sublinhando as palavras desconhecidas do texto.
07. Seja curioso, utilize um dicionário e encontre o significado das palavras que você sublinhou no texto.
08. Voltar ao texto quantas vezes precisar.
09. Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor.
10. Partir o texto em pedaços (parágrafos ou partes) para melhor compreensão.
11. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente.
12. Cuidado com os vocábulos: destoa, não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu.
13. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa.
14. Quando o autor apenas sugerir uma ideia, procurar um fundamento de lógica objetiva.
15. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto.
16. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta.
17. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem.
18. O autor defende ideias e você deve percebê-las.
19. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto.
20. Aumente seu vocabulário e sua cultura. Além da leitura de textos, um bom exercício para ampliar seu conhecimento léxico, é fazer palavras cruzadas.
21. Faça exercícios de palavras sinônimas e antônimas.
Gostou das dicas? Conhece mais alguma? Comente!
Discutir com alguém que também tenha feito a leitura do texto...
ResponderExcluirObrigado pelo comentário Marco. Sim, bem lembrado! Isso ajuda bastante a absorver o conteúdo.
Excluir