Por que a semana tem sete dias?
Você já se perguntou por que a semana tem sete dias? Eu sim, esta pergunta é respondida aqui, juntamente com a origem dos nomes dos dias da semana.
Existem diversas teorias que explicam por que a semana tem sete dias. Segundo a história, a prática de agrupar sete dias em uma semana remonta à Babilônia, na Mesopotâmia antiga. Os povos dessa região decidiram homenagear os sete corpos celestes conhecidos na época: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.
Outra explicação sugere que a semana tem sete dias porque esse período se alinha de perto com as fases lunares. Além disso, há uma teoria baseada em referências religiosas, como os seis dias de criação e o descanso divino no sétimo dia.
Os romanos, influenciados pela astrologia, deram nomes aos dias da semana de acordo com os astros do Sistema Solar. Em português, temos: Dia do Sol, Dia da Lua, Dia de Marte, Dia de Mercúrio, Dia de Júpiter, Dia de Vênus e Dia de Saturno.
Em espanhol, a tradição é semelhante. Por exemplo, Lunes (segunda-feira) faz referência à lua, enquanto em inglês, Monday (segunda-feira) lembra "moon", que significa lua. Os demais dias da semana também homenageiam os corpos celestes, como Sunday (domingo) para o Sol e Saturday (sábado) para Saturno. Os outros dias, Tuesday, Wednesday, Thursday e Friday, não têm uma conexão direta com o Sistema Solar.
"Agora surge a questão: por que usamos a palavra 'feira' em português?
A origem remonta à semana da Páscoa, onde, embora todos os dias fossem feriados, ainda assim funcionavam as feiras. Assim, teríamos prima-feira (o primeiro dia da semana, o domingo), secunda-feira (segunda-feira) e assim por diante.
Outra explicação remonta aos primórdios do Cristianismo, quando as opções profissionais eram limitadas e as pessoas dedicavam seu tempo à oração. Os dias dedicados à oração eram chamados de 'feriaes' ou feriados.
Fim de semana
As denominações dos dias que compõem o fim de semana também remontam aos romanos. Sábado é considerado o dia de Saturno, derivando de 'sabbath', que significa "descansar". Para os judeus, o Sabbath é considerado o dia de descanso.
Por outro lado, o domingo, originalmente conhecido como 'solis dies' em latim, que significa "dia do Sol", teve seu nome alterado pelos cristãos para 'dominica', que significa "dia do Senhor" (dies dominus)."
Nenhum comentário:
Postar um comentário