5 funções do Excel que todos deveriam conhecer

5 funções do Excel que todos deveriam conhecer

O Microsoft Excel é uma ferramenta poderosa que pode simplificar e acelerar uma ampla gama de tarefas, desde cálculos simples até análises de dados complexas. 

Dominar algumas funções básicas do Excel pode significar uma grande diferença em sua produtividade e eficiência. Aqui, vamos explorar cinco funções essenciais que todos devem conhecer:


1. SOMA


É indiscutivelmente a mais fundamental e essencial no Excel. Como o próprio nome indica, ela permite a soma de uma série de números, tanto inseridos diretamente na função quanto referenciados por meio de células ou intervalos de células.

É simples de usar:



O exemplo acima soma os valores de A1 até A10. É uma função que economiza tempo, substituindo a necessidade de somar cada célula individualmente, algo que daria muito trabalho.

2. PROCV (Procura Vertical) 


É uma ferramenta indispensável quando você precisa localizar um valor específico em uma coluna e localizar um valor correspondente de outra coluna na mesma linha.

Suponha que você tenha uma lista de alunos e suas notas e queira encontrar a nota de um aluno específico:


Este comando procura pelo nome "Fernanda" no intervalo de células de A2 a B7 e retorna o valor da segunda coluna do intervalo especificado (notas) correspondente ao nome pesquisado.

3. SE


É uma das ferramentas mais versáteis e úteis do Excel, permitindo realizar comparações lógicas entre um valor e um critério esperado.

Por exemplo, para determinar se um aluno foi aprovado com base em sua nota:


Neste exemplo, a função verifica se o valor na célula B1 é maior ou igual a 7. Se for, retorna “Aprovado”; caso contrário, retorna “Reprovado”.

4. CONCATENAR


Para aqueles que precisam combinar informações de células diferentes em uma única, as funções CONCATENAR ou a mais recente CONCAT são extremamente úteis. Se você tiver o nome em uma célula e o sobrenome em outra e deseja juntá-los:

Isso irá combinar o conteúdo de A1 e B1, adicionando um espaço entre eles.

5. CONT.SE


É incrível para contar quantas vezes um critério específico é atendido dentro de um intervalo de células. Por exemplo, para contar quantos alunos foram aprovados:


Neste exemplo, é contado quantas vezes as notas no intervalo de B1 a B9 satisfazem a condição de serem maiores ou iguais a 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário