Uma breve introdução à Biofísica

Uma breve introdução à Biofísica

Este artigo tenta explicar de maneira simples o que é a Biofísica, suas fundamentações e teorias, a respeito de uma ferramenta que amplia a visão da ciência como um leque de explicações sobre o funcionamento de organismos vivos, fazendo um elo com a biologia e a física que por hora, pode parecer distante uma da outra e que vão se entrelaçando quando lemos esse artigo e botamos em funcionamento a máquina que é o corpo humano.


A biofísica tem como característica o estudo da Biologia usando métodos e princípios científicos da Física. Podemos considerar que a ciência não orbita suas disciplinas marcantes como a química, biologia, e física, em órbitas separadas, e sim como um conjunto interdisciplinar. Estudar a Física aplicado nos seres vivos, pode ser muito útil em áreas como a Medicina, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia por exemplo.

Sua área de atuação é vasta como vimos acima, sem falar que o estudante pode compreender vários fenômenos que fazem parte do seu corpo que diariamente se transforma e está sempre repetindo seus ciclos vitais para vida. Aspectos como eletricidade, eletro magnetismo, mecânica, e física nuclear fazem parte da composição de vários fenômenos biológicos. Em óptica estudamos a óptica da visão que estuda o funcionamento do olho que focaliza objetos e produz uma imagem do mesmo nítida quando não possui algum tipo de anomalia.

Nesta unção da Biologia com a Física o compartilhamento de teorias possibilita criar novos horizontes científicos, tais como a bioacústica que estuda a propagação sonora em meios elásticos e sua recepção pelos animais, incluindo os humanos, os avanços dessa área em especifico possibilitou o desenvolvimento de aparelhos auditivos que trouxe um maior conforto para quem sofre de alguma deficiência no aparelho auditivo.


Uma outra frente de pesquisa que deriva da Biofísica é a biomecânica que estuda ou aplica a mecânica na Biologia, sendo muito utilizada em áreas como a Educação Física, Fisioterapia, enquanto ciência, ela visa tratar aspectos cinemáticos do movimento humano ou seja o movimento mecânico dos sistemas vivos. A bioeletricidade esta relacionada com a voltagem estática das células bem como a corrente elétrica que flui através de nervos e músculos proveniente de um potencial de ação.

Referências:

HALLIDAY, David, RESNIK Robert, KRANE, Denneth S. Física 4, volume 2, 5 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 392 p.

R. Glaser, Biophysics, Springer Verlag, Heidelberg, 1996.

E. Okuno, L, Caldas, C. Chow, Física para Ciências Biológicas e Biomédicas, Harper & Row do Brasil, São Paulo, 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário