Unidade III - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9(Nove) anos
Esta unidade trata do tema: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) de duração (Parecer CEB 11/2010 e Resolução CNE/CEB Nº 7/2010). Ainda nesta unidade iremos tratar sobre as propostas de trabalho em todos os níveis da Educação Básica.
EXERCÍCIOS:
1. Assinale a alternativa que indica corretamente as determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos (Resolução CNE/CEB No.7/2010) quanto à carga horária mínima anual do Ensino Fundamental.
A. 900 horas/relógio distribuídas em 300 dias de trabalho escolar.
B. 600 horas/aula distribuídas em 180 dias de trabalho escolar.
C. 800 horas/relógio distribuídas em 200 dias de trabalho escolar.
D. 800 horas/aula distribuídas em 220 dias de trabalho escolar.
E. 1200 horas/aula distribuídas em 280 dias de trabalho escolar.
B. 600 horas/aula distribuídas em 180 dias de trabalho escolar.
C. 800 horas/relógio distribuídas em 200 dias de trabalho escolar.
D. 800 horas/aula distribuídas em 220 dias de trabalho escolar.
E. 1200 horas/aula distribuídas em 280 dias de trabalho escolar.
Lista A:
I – relevante
II – pertinente
III – equitativo
Lista B:
II – pertinente
III – equitativo
Lista B:
1 - assegura a todos a igualdade de direito à educação, tratando de forma diferenciada o que se apresenta como desigual no ponto de partida, com vistas a obter aprendizagens e desenvolvimento equiparáveis.
2 - atende às necessidades e às características dos discentes de diferentes contextos sociais e culturais e capacidades e interesses;.
3 - atende às exigências sociais e de desenvolvimento pessoal promovendo aprendizagens significativas.
Considerando que, “a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em documento de 2007, entende que a qualidade da educação vai além da eficácia e da eficiência, afirmando que a ‘educação de qualidade, como um direito fundamental, deve ser antes de tudo relevante, pertinente e equitativa’ (p.5)”, assinale a alternativa que indica corretamente a correspondência entre as listas A e B, ou seja, entre cada conceito e sua definição:
A. I – 1; II – 2; III- 3
B. I – 2; II – 3; III -1
C. I – 2; II – 1; III – 3
D. I – 3; II – 1; III - 2
E. I – 3; II – 2; III - 1
B. I – 2; II – 3; III -1
C. I – 2; II – 1; III – 3
D. I – 3; II – 1; III - 2
E. I – 3; II – 2; III - 1
3. A atual política pública para a educação fundamental considera, quanto às dimensões do cuidar e do educar, que
B. o professor deve se preocupar somente com o ensino, pois outros profissionais é que devem cuidar das demais necessidades da criança.
C. essas duas dimensões são inseparáveis, de modo a recuperar, para a função social desse nível, a sua centralidade, que é o educando, em sua essência humana.
D. deve ter prioridade o educar, pois o cuidar é obrigação da família.
E. os pais é que devem cuidar das crianças, mesmo no período em que elas estão na escola.
4. Considerando os princípios em que se fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos (Parecer CNE/CEB Nº11/2010), assinale a alternativa que relaciona corretamente os princípios
I – éticos
II – políticos
III – estéticos
com alguns de seus aspectos:
Busca da equidade no acesso à educação, à saúde e ao trabalho; exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.
Cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; enriquecimento das formas de expressão e exercício da criatividade; valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira; construção de identidades plurais e solidárias.
Justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; respeito à dignidade da pessoa humana e compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação.
A. I – 2; II – 3; III – 1
B. I – 3; II – 2; III – 1
C. I – 1; II – 2; III – 3
D. I – 3; II – 1; III – 2
E. I – 1; II – 3; III – 2
5. Assinale a alternativa que indica corretamente as determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos (Resolução CNE/CEB No.7/2010) para a matrícula das crianças no Ensino Fundamental:
A. Devem ser matriculadas no Ensino Fundamental as crianças que têm cinco anos de idade e apresentam desenvolvimento psicomotor compatível com crianças de seis anos de idade.
B. Devem ser matriculadas no Ensino Fundamental todas as crianças com seis anos de idade ou que completarão seis anos até o dia 31 de março.
C. Todas as crianças devem ser matriculadas no Ensino Fundamental no início do ano em que completam seis anos de idade.
D. Devem ser matriculadas no Ensino Fundamental todas as crianças no ano em que completam 6 anos de idade após o dia 31 de março.
E. Com a antecipação da matrícula no Ensino Fundamental para seis anos de idade incompletos, os conteúdos anteriores, previstos para crianças de sete anos de idade, devem ser antecipados, de modo a acelerar a preparação das crianças par o vestibular.
Caso perceba alguma resposta errada, não deixe de comentar!
ResponderExcluirA atual política pública para a educação fundamental considera, quanto às dimensões do cuidar e do educar, que
Resposta Selecionada:
d. essas duas dimensões são inseparáveis, de modo a recuperar, para a função social desse nível, a sua centralidade, que é o educando, em sua essência humana.
ALTERNATIVA CORRETA É A C ______essas duas dimensões são inseparáveis, de modo a recuperar, para a função social desse nível, a sua centralidade, que é o educando, em sua essência humana.
ExcluirE NÃO D
ResponderExcluirA atual política pública para a educação fundamental considera, quanto às dimensões do cuidar e do educar, que
Resposta Selecionada:
d. essas duas dimensões são inseparáveis, de modo a recuperar, para a função social desse nível, a sua centralidade, que é o educando, em sua essência humana. ( correta)
Obrigado pelo comentário!
ExcluirA PERGUNTA DE NÚMERO ESTA ERRADA !!
ResponderExcluir4. Considerando os princípios em que se fundamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos (Parecer CNE/CEB Nº11/2010), assinale a alternativa que relaciona corretamente os princípios
I – éticos
II – políticos
III – estéticos
com alguns de seus aspectos:
Busca da equidade no acesso à educação, à saúde e ao trabalho; exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.
Cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; enriquecimento das formas de expressão e exercício da criatividade; valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira; construção de identidades plurais e solidárias.
Justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; respeito à dignidade da pessoa humana e compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação.
A. I – 2; II – 3; III – 1
B. I – 3; II – 2; III – 1
C. I – 1; II – 2; III – 3
D. I – 3; II – 1; III – 2
E. I – 1; II – 3; III – 2
MARCARAM A ALTERNATIVA A COMO RESPOSTA QUANDO NA VERDADE É A ALTERNATIVA D
Obrigado pela resposta, farei a correção!
ExcluirEu não entendi como foi formulada essa questão. Era pra estar numerado as alternativas de baixo, não?
Excluir3. A atual política pública para a educação fundamental considera, quanto às dimensões do cuidar e do educar, que
ResponderExcluirC. essas duas dimensões são inseparáveis, de modo a recuperar, para a função social desse nível, a sua centralidade, que é o educando, em sua essência humana.
Conforme as determinações da Resolução CNE/CEB No.7/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos – os três primeiros anos do ensino fundamental devem assegurar:
ResponderExcluira)Alfabetização e letramento; aprendizado de Música e demais artes, além de Matemática, Ciência, História e Geografia; continuidade da aprendizagem; Educação Física.
b)Brincadeiras e jogos à vontade; muito canto, filmes infantis, desenhos animados e festas; atividades de colorir e juntar os pontos; aprendizado prazeroso em todos os momentos; muita TV e passeios nos parques de diversão.
c)Estudo intensivo da cartilha e da tabuada; escrita ortográfica impecável; canto orfeônico; obediência e disciplina; asseio, higiene e bons modos; excelente desempenho no ditado de palavras.
d) Alfabetização e letramento; preparação para o vestibular; aprendizado de Matemática, Ciência, História e Geografia; estudo da cartilha e da tabuada.
e)Estudo da cartilha e da tabuada; preparação para o vestibular; canto, jogos e brincadeiras; festas nas datas comemorativas.