Unidade II - Inserção e as contribuições da Lei de Diretrizes e Bases no Processo Histórico da Educação Brasileira

Unidade II - Inserção e as contribuições da Lei de Diretrizes e Bases no Processo Histórico da Educação Brasileira

Tudo que envolve lei é sempre muito complicado, pelo menos é isso que eu acho. Vamos entender agora como funciona as diferentes modalidades de ensino, como a lei fundamenta essas repartições. É estudado desde a educação básica à superior. Isso de uma forma muito mais chata e difícil, lógico. Esta unidade vai solicitar uma atividade de complemento, então veja os vídeos que é apresentado no arquivo em pdf e fique ligado nas referências.

Atividade de aprofundamento:
Todas as modalidade de ensino, como foi bem destacado e explanado, são muito importantes não só para o crescimento da sociedade, mas para o desenvolvimento interpessoal de cada um. Quando falamos em educação, entramos em um campo imenso, que vai refletir  o pensamento filosófico do educador. A lei assegura a todas as pessoas a uma educação de qualidade, pelo menos isso é o que dizem.São separados em 5 tipos de ensino, para que cada pessoa possa ser educado e ensinada conforme a sua necessidade. O ensino de jovens e adultos são para aqueles que não conseguiram frequentar a escola em seu determinado tempo.Aos alunos que necessitam de necessidades especiais, apesar que eu penso, não haver necessidade de uma lei dessas, acredito que deva ser uma necessidade do ser humano ajudar os que precisam. Fazendo disso uma coisa assegurada por lei, faz pensar que não devesse ajudar caso não fosse. Porém é assegurado por lei, e todos aqueles que precisam de ajuda especial vão ser todos prontamente atendidos, assim esperamos.Educação profissional, será como as ETC/FATEC, creio que isso foi uma das melhores coisas já criadas em São Paulo. Preparar o aluno para uma profissão, para que seja apto a desenvolver suas habilidades que foram próprias preparadas à desenvolver seus objetivos. Características que vão ter somente aquelas pessoas cursadas em determinado grupo de ensino.Temos também a educação a distancia, foi um salto na evolução tecnológica que ajudou e beneficiou muitas, mas muitas pessoas mesmo. Porém é um método de auto aprendizagem que deixa muito a desejar. A falta de auxilio de um professor, interagindo com aluno, faz com que isso se torne mais difícil, digo a aprendizagem fica mais longe de ser atingida. Porém a suas qualidades suprem muito bem a falta do professor. Pelo menos em algumas universidade.E por fim a educação indígena. Assegurada pela CGEEI que todo plano seja seguidos e respeitado. Muito importando a educação do indígena, não deixando suas culturas de lado, mas devesse entender como a sociedade atual funciona. 

EXERCÍCIOS:

1. De acordo com o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, podemos afirmar:

I - O documento se tornou o marco inaugural do projeto de renovação educacional do país;
II - Propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita; 
III - A escola integral e única proposta pelo manifesto era definida em oposição à escola existente, chamada de "tradicional".
Assinale a alternativa correta:

A. Todas as alternativas estão corretas
B. As alternativas I e II estão corretas
C. As alternativas I e III estão incorretas
D. Todas as alternativas estão incorretas 

2. Segundo a LDB nº 9394/96 a avaliação deve ser

A - Contínua, com diversidade de métodos avaliativos; 
B - Uma forma de assegurar a aprendizagem do aluno; 
C - Mensal, assegurando que a nota seja divulgada aos pais;
D - Os resultados obtidos ao longo do período devem prevalecer sobre os de eventuais provas finais.

Estão corretas:

A. A,B,C
B. A,C,D
C. B,C,D
D. A,B,D

3. Devem ser garantidos segundo princípios da LDB:

I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 
II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; 
III - Existência somente de instituições públicas de ensino; 
IV - Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

Assinale a alternativa correta:

a. Todas as alternativas estão corretas
b. As alternativas I, II e IV estão corretas.
c. As alternativas I e III estão incorretas
d. Todas as alternativas estão incorretas

4. Ao referir-se ao ensino, a LDB nº 9394/96 estabelece

A - Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; 
B - Garantia de padrão de qualidade; 
C - Valorização da experiência extra-escolar; 
D - Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

Estão corretas:

a. A,B,C
b. A,C,D
c. B,C,D
d. A,B,C,D

5. Segundo a LDB, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

I - Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, somente para aqueles que estiverem em idade apropriada; 
II - Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino; 
III - Atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a cinco anos de idade; 
VI - Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

Assinale a alternativa correta:

A. Todas as alternativas estão corretas
B. As alternativas I, II e III estão corretas.
C. As alternativas II, III e IV estão corretas.
D. Todas as alternativas estão incorretas

Na minha página deu problema em carregar as questões, estou esperando arrumarem. Então não consegui confirmar a exatidão das respostas. Caso tenha algum erro, comente!

10 comentários:

  1. somente questão 3 e 4 corretas! (me ferrei kkk)

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  2. De acordo com o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, podemos afirmar:
    I - O documento se tornou o marco inaugural do projeto de renovação educacional do país; II - Propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e defendia a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita; III - A escola integral e única proposta pelo manifesto era definida em oposição à escola existente, chamada de "tradicional".
    Assinale a alternativa correta:
    a.
    Todas as alternativas estão corretas ( essa verdadeira )
    b.
    As alternativas I e II estão corretas
    c.
    As alternativas I e III estão incorretas
    d.
    Todas as alternativas estão incorretas

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  3. Segundo a LDB nº 9394/96 a avaliação deve ser
    A - Contínua, com diversidade de métodos avaliativos;
    B - Uma forma de assegurar a aprendizagem do aluno;
    C - Mensal, assegurando que a nota seja divulgada aos pais;
    D - Os resultados obtidos ao longo do período devem prevalecer sobre os de eventuais provas finais.
    Estão corretas:
    Resposta Selecionada:
    d. A,B,D correta

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  4. Respostas
    1. Que bom! Obrigado pelo comentário.

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    2. pois é, essas mesmas questões cairão na minha atividade da faculdade e respondi de acordo com as resposta daqui, e deu so 2 respostas certas. e errei duas. então nao achei confiável essas respostas q vcs deram

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  5. De acordo com LDB (Lei de Diretrizes e Bases) nº 9394/96, a educação acontece
    A – Somente em ambiente escolar e institucionalizado; B – Em movimentos sociais; C – Na família e no convívio social; D – Na convivência humana.
    Estão corretas:
    A-->A,B,C
    B-->A,C,D
    C-->B,C,D
    D-->A,B,C,D

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