Unidade IV - A Diversidade e a Lei de Diretrizes e Bases

Unidade IV - A Diversidade e a Lei de Diretrizes e Bases

Nesta unidade iremos tratar de temas que tratam da diversidade étnica, cultural e social apontadas na Lei de Diretrizes e Bases. Hoje a inclusão é um fato, conhecer a legislação que trata o assunto trará a visão mais abrangente dessa realidade. O povo indígena também se incorpora na diversidade brasileira, reconhecer e respeitar sua cultura se faz necessário, para garantia desse direito a LDB trata da educação indígena.

Atividade de Aprofundamento: 

O povo indígena é cheio de culturas e sabedorias que muitas das vezes desconhecemos, alias, que estudiosos acreditam saber, mas na verdade perdem muito na diferença cultural que eles carregam em suas vidas. Por isso é importante frisar como na atividade proposta, que a partir de suas própria pluralidade cultural, devemos perceber até que ponto a educação atual vai ajuda-los. Sabendo disso, vai aparecendo formas e meios de se chegar a uma educação mais centrada, não somente a formação do indivíduo, mas como as diferentes culturas, ainda vivas na nossa sociedade estruturam-se. Manter viva essa forma de aprendizado que foi a tanto tempo trazida e mantida com o tempo por grandes povos indígenas vai não só enriquecer nossa forma de lidar com a educação, mas de alimentá-la ainda mais. 

EXERCÍCIOS: 

1. A Constituição Federal garante aos portadores de deficiência:

I - atendimento especializado em rede privada de ensino,
II - atendimento especializado preferencialmente na rede regular de ensino,
III - acesso ao ensino obrigatório e gratuito.

Assinale a alternativa correta:

A. As alternativas I, II e III estão corretas;
B. As alternativas I e II estão corretas;
C. As alternativas I, II e III estão incorretas;
D. Somente a alternativa I está correta.
E. As alternativas II e III estão corretas;

2. Assinale a alternativa incorreta.

"A função social da escola é ..."

A. promover ações que favoreçam as práticas de inclusão.
B. promover ações que favoreçam as interações sociais.
C. determinar como o aluno com necessidades educativas especiais deve se moldar a escola.

3. Para que as escolas indígenas sejam respeitadas de fato e possam oferecer uma educação escolar verdadeiramente específica e intercultural, torna-se necessário :

I- a criação da categoria “Escola Indígena”,
II- garantia de autonomia pedagógica e administrativa para escola indígena,
III- um projeto pedagógico único para todas as escolas indígenas.

Assinale a alternativa correta:

A. As alternativas I e II estão corretas;
B. Somente a alternativa I está correta;
C. As alternativas I, II e III estão corretas;
D. Somente a alternativa II está correta;
E. As alternativas II e III estão corretas;

4. Assinale a alternativa incorreta.

Sobre a Educação Escolar Indígena, salientemos a importância de

A. usar as línguas maternas no processo de ensino-aprendizagem.
B. incluir conteúdos curriculares propriamente indígenas.
C. não considerar as características regionais e locais da sociedade.

5. Ao tratar de inclusão podemos afirmar que:

A. O E.C.A. (Estatuto da Criança e do Adolescente) não se refere à educação especial.
B. A inclusão é uma prática já incorporada com absoluto sucesso em nossas escolas.
C. A Constituição Brasileira trata da educação de crianças/adolescentes e adultos com necessidades educativas especiais.

Tomem cuidado, a resposta da número 4 está errada, caso você acertar, comente a resposta correta!

6 comentários: