Cauda e calda: Qual a Forma Correta?
Cauda e calda são duas palavras que existem na língua portuguesa, e cada uma delas tem um significado e uso específico.
Cauda e calda: Qual a Forma Correta?
Cauda:
É um significativo feminino que se refere à parte posterior de um animal vertebrado, como um cão, gato, pássaro ou peixe. É a extensão da espinha dorsal que vai até a extremidade do corpo. A cauda também pode se referir a uma longa extensão em forma de apêndice encontrada em alguns objetos ou fenômenos naturais.
A palavra cauda tem uma origem do latim vulgar coda ou cauda, que também significava cauda. Essa raiz latina provavelmente se relaciona com a ideia de aquilo que segue atrás.
Exemplos:
- O pavão exibe sua cauda colorida durante o ritual de acasalamento.
- O carro tem uma antena na cauda.
- A cauda do cometa era visível no céu noturno.
Calda:
Calda é um substantivo feminino que se refere a um líquido doce e espesso, geralmente utilizado em sobremesas, como sorvetes e bolos. Também pode se referir a líquidos que acompanham pratos salgados, como molhos para massas.
A palavra calda tem origem que remonta ao latim vulgar, que significa coisa quente ou líquido quente. Essa raiz latina por sua vez deriva do latim caldus, que significa quente.
Exemplos:
- Eu adoro sorvete de chocolate com calda de caramelo.
- O bolo de chocolate está coberto por uma deliciosa calda.
- Este prato de frango é servido com uma calda de cogumelos.
Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar e seguir nossas postagens no Facebook.
As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário