Unidade lV - A Prosa Romanesca - dos Precursores ao Romance Feminino
Nesta unidade iniciaremos nossos estudos com as primeiras manifestações em prosa na Inglaterra que abrirão caminho para o gênero romanesco. Cabe fazermos a distinção de que não estamos falando de - "romance" enquanto corrente literária, mas do gênero textual, e, dessa forma, das características que o identificam como enredo, personagens, tempo, espaço e ação.
Atividade de Aprofundamento:
- O preconceito expresso por alguns grupos sociais;
- O papel da mulher na sociedade da época;
- Os costumes da pequena burguesia inglesa;
- A importância do casamento;
- A hipocrisia nas relações sociais.
Após a seleção e registro do texto, redija uma pequena análise de aproximadamente 10 linhas, comentando o fragmento e a temática escolhidos.
Elizabeth Bennet, carinhosamente chamada de Lizzy é a personagem principal dessa obra. A família Bennet, que reside em Longbourn, é composta - além do Sr. e da Sra. Bennet - por cinco moças, sendo elas Jane, Lizzy, Mary, Kitty e Lídia. O romance se passa em uma época em que o nome da família tinha grande relevância a nível social e onde a única maneira para uma moça ter um bom futuro era tendo um bom casamento. Desse modo, quando o jovem Mr. Bingley chega a Netherfield, a Sra. Bennet - que é uma espécie de mãe que não deseja outra coisa além de ver as filhas bem casadas - fica eufórica para apresentá-las a ele. A oportunidade acaba chegando em um baile próximo. Mr. Bingley logo se encanta por Jane e Lizzy acaba por conhecer o exótico Mr. Darcy - amigo de Mr. Bingley - que fora uma das pessoas que acompanharam o mesmo em sua viagem. A princípio, devido às maneiras um tanto excêntricas de Mr. Darcy e de ser rejeitada por ele, Lizzy o julga um orgulhoso sem limites.
É interessante perceber o preconceito que é visto para com as moças que não tinham a graça do casamento, eram vistas como moças fracassadas e sem futuro algum. O papel da mulher é bem evidenciado e sem qualquer compromisso com a opinião da mesma.
Exercícios:
1. Estão entre as características literárias de Jane Austen.
A. A valorização dos diálogos, que revelam grande preocupação com as relações familiares e com os eventos históricos nos quais os personagens se inserem.
B. A valorização dos diálogos, que revelam grande preocupação com a coerência entre o que cada personagem diz e as atitudes que toma, em uma busca constante pela verossimilhança.
C. A valorização dos diálogos, que revelam grande preocupação com as relações familiares e com a descrição de cada personagem, tanto nos aspectos físicos quanto em seu caráter.
D. A valorização dos diálogos, que revelam grande preocupação com as relações familiares e com a presença de um narrador em primeira pessoa, que participa dos principais acontecimentos.
E. A valorização dos diálogos, que revelam grande preocupação com as relações familiares e com a descrição de cenários variados, que mudam constantemente assim como os personagens.
2. Os textos e autores estudados nesta unidade permitem-nos afirmar que:
A. A semelhança estilística e temática marca os vários romances produzidos entre os séculos XVII e XIX na Inglaterra.
B. A crítica à política e à religião inglesa são temas constantes entre os textos de Daniel Defoe, Jonathan Swift e Jane Austen.
C. O engajamento político, a caricatura e a ironia fazem parte do estilo literário de Daniel Defoe, Jonathan Swift e Jane Austen.
D. A preocupação com os rumos da sociedade inglesa perpassam os trabalhos de Jonathan Swift e Jane Austen.
E. A caricatura e a ironia são recursos utilizados na produção literária de Daniel Defoe, Jonathan Swift e Jane Austen.
3. Leia o fragmento seguinte, extraído do material teórico da unidade, e assinale a alternativa que melhor o comenta em relação às características da obra de Jonathan Swift.B. A crítica à política e à religião inglesa são temas constantes entre os textos de Daniel Defoe, Jonathan Swift e Jane Austen.
C. O engajamento político, a caricatura e a ironia fazem parte do estilo literário de Daniel Defoe, Jonathan Swift e Jane Austen.
D. A preocupação com os rumos da sociedade inglesa perpassam os trabalhos de Jonathan Swift e Jane Austen.
E. A caricatura e a ironia são recursos utilizados na produção literária de Daniel Defoe, Jonathan Swift e Jane Austen.
Em Proposta modesta, o autor sugere ironicamente que a fome na Irlanda poderia ser liquidada com o canibalismo e que as crianças famintas poderiam ser utilizadas como alimento.
A. Jonathan Swift declara-se, ainda que por meio da ironia, favorável ao canibalismo.
B. Jonathan Swift faz uso do canibalismo para abordar, de forma irônica, as desigualdades sociais que levam à miséria e à fome.
C. Jonathan Swift apresenta, de forma irônica, elementos que comprovam seu ódio à humanidade, em particular, às crianças inglesas.
D. Jonathan Swift afirma, de forma irônica, que os irlandeses mereciam alimentar-se de carne humana.
E. Jonathan Swift defende, ainda que de forma irônica, o canibalismo como meio justificável para se atingir um fim.
B. Jonathan Swift faz uso do canibalismo para abordar, de forma irônica, as desigualdades sociais que levam à miséria e à fome.
C. Jonathan Swift apresenta, de forma irônica, elementos que comprovam seu ódio à humanidade, em particular, às crianças inglesas.
D. Jonathan Swift afirma, de forma irônica, que os irlandeses mereciam alimentar-se de carne humana.
E. Jonathan Swift defende, ainda que de forma irônica, o canibalismo como meio justificável para se atingir um fim.
4. Leia o fragmento abaixo, transcrito da última parte de As Viagens de Gulliver, e assinale a alternativa que apresenta um comentário válido sobre ele.
As fêmeas recebem pouco mais ou menos a mesma educação que os machos, e lembro-me de que meu amo achava desarrazoado e ridículo o nosso costume sobre esse ponto. Dizia que metade da nossa espécie só tinha talento para se multiplicar. (SWIFT, 2004, p.350)
A. Os cavalos apresentados têm atitudes muito superiores a dos homens, pois não discriminam as fêmeas.
B. Os cavalos apresentados têm as mesmas atitudes que os homens, pois dão pouca educação às fêmeas.
C. Os cavalos apresentados têm as mesmas atitudes que os homens, pois só têm talento para se multiplicar.
D. Os cavalos apresentados têm atitudes muito superiores a dos homens, achando ridículo o costume de educar as fêmeas.
E. Os cavalos apresentados têm atitudes muito superiores a dos homens, pois estimulam as fêmeas a se multiplicarem.
C. Os cavalos apresentados têm as mesmas atitudes que os homens, pois só têm talento para se multiplicar.
D. Os cavalos apresentados têm atitudes muito superiores a dos homens, achando ridículo o costume de educar as fêmeas.
E. Os cavalos apresentados têm atitudes muito superiores a dos homens, pois estimulam as fêmeas a se multiplicarem.
A. Seus textos apresentam descrições minuciosas e detalhadas, escritas em linguagem sofisticada, que colaboram com a criação de uma atmosfera realista.
B. Seus textos apresentam descrições minuciosas e detalhadas, escritas em linguagem coloquial, que colaboram com a criação de uma atmosfera realista.
C. Seus textos apresentam descrições minuciosas e detalhadas, escritas em linguagem figurada, que colaboram com a criação de uma atmosfera realista.
D. Seus textos apresentam descrições minuciosas e detalhadas, escritas em linguagem conotativa, que colaboram com a criação de uma atmosfera realista.
E. Seus textos apresentam descrições minuciosas e detalhadas, escritas em linguagem romantizada, que colaboram com a criação de uma atmosfera realista.
B. Seus textos apresentam descrições minuciosas e detalhadas, escritas em linguagem coloquial, que colaboram com a criação de uma atmosfera realista.
C. Seus textos apresentam descrições minuciosas e detalhadas, escritas em linguagem figurada, que colaboram com a criação de uma atmosfera realista.
D. Seus textos apresentam descrições minuciosas e detalhadas, escritas em linguagem conotativa, que colaboram com a criação de uma atmosfera realista.
E. Seus textos apresentam descrições minuciosas e detalhadas, escritas em linguagem romantizada, que colaboram com a criação de uma atmosfera realista.
A resposta 2 está errada, caso saiba a resposta correta, compartilhe!
Na questão 5 a linguagem é coloquial e não sofisticada ;)
ResponderExcluirObrigado Karine, pelo comentário!
Excluira pergunta dois, resposta certa é a alternativa E
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