Qual a forma correta, Puder ou Poder?
Como se escreve Puder ou Poder?
É uma dúvida bem comum, as duas formas existem e estão corretas na língua portuguesa. O que acontece é que por ser o mesmo verbo só que conjugado em tempos diferentes, causa muita confusão entre os falantes. Vamos fazer você entender melhor o uso de cada palavra com esse artigo.
Puder
Puder é a forma do verbo poder conjugada na Primeira ou Terceira pessoa do singular do futuro do subjuntivo. O futuro do subjuntivo se refere a algo que poderá ocorrer no futuro. Pode ser utilizado também para indicar o desejo que algo aconteça ou a possibilidade que algo aconteça.
Segue a conjugação do verbo.
- Eu puder
- Tu puderes
- Ele puder
- Nós pudermos
- Vós puderdes
- Eles puderem
Veja alguns exemplos com a palavra Puder.
- Faça isso apenas se você puder!
- Quando você puder, pode vir até aqui!
- Venha assim que você puder.
Poder
Poder é a forma conjugada do verbo no infinitivo impessoal. O infinitivo impessoal deve ser usado: quando não houver um sujeito definido, quando o verbo tiver regência de uma preposição com sentido imperativo ou quando o sujeito da segunda oração for igual em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar).
Exemplos:
Gostaria muito de poder ajudar, mas não posso.
Ainda não sei se vou poder ir à igreja.
É frustrante não poder participar do jogo.
As melhores formas de escrever bem é ler bastante e buscar as palavras novas no dicionário. Por isso indico o livro Michaelis Gramática Fácil: Para Falar e Escrever Bem, só clicar no link para ir até o site da Amazon.
Não deixe de participar com seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário