Literatura Inglesa - Unidade de Revisão
Unidade de Revisão
Unidade 1 – Os Primeiros Séculos
Old English Period
Os primeiros escritos – literatura de cunho religioso.
Características: textos em versos (caesura e aliteração), transmissão oral.
Beowulf: mais antigo poema épico escrito em Old English. Relata lendas provenientes de outros povos.
Middle English Period
O herói medieval – fusão do religioso com o pagão; o ciclo arthuriano.
Geoffrey Chaucer – panorama crítico da sociedade do período.
The Canterbury Tales:coletânea de histórias interligadas; voz dada aos personagens para que esses narrem suas histórias; efeito de verdade.
Unidade 2 – A Era Elisabetana e Shakespeare
Período de grande desenvolvimento intelectual e artístico. Formação das companhias teatrais. Os teatros elisabetanos e suas estruturas aproximam os artistas do público.
Shakespeare
Peças para serem representadas. O valor do som das palavras é mais importante do que o enredo.
Peças Históricas – o caráter humano nas figuras dos reis.
Tragédias – marcadas pela morte dos protagonistas.
Temas: a inveja, o ciúme, as relações familiares, a ambição, o fracasso. Comédias – final geralmente feliz. Abordagem mais leve para uma temática séria.
Unidade 3 – O Romantismo – Poesia
Poesia Pré-Romântica:
William Blake – linguagem simbólica, a emoção e os sentidos à frente da razão.
Primeira Geração Romântica:
William Wordsworth – a linguagem do homem comum, a natureza como representação do divino.
Samuel T. Coleridge – o sobrenatural, o bem e o mal no mesmo indivíduo, os poemas conversacionais.
Segunda Geração Romântica:
Lord Byron – o poeta rebelde, estilo inquieto e pouca preocupação com as imagens e linguagem, poesia satírica.
Percy B. Shelley – poesia melodiosa, dualismos (bem e mal, entusiasmo e desencanto, vida e morte).
John Keats – poemas sensuais, musicais e ricos em linguagem, busca pela Beleza, pelo Eterno.
Unidade 4 – A Prosa Romanesca
Daniel Defoe – estilo simples, direto, objetivo, narrativas em 1ª pessoa, caricatura como crítica social.
Principal obra:
Robinson Crusoe: fábula de sobrevivência e crítica ao expansionismo inglês.
Jonathan Swift – grande humorista e satirista, critica e ridiculariza a sociedade em seus textos.
Principal texto:
As Viagens de Gulliver: obra em quatro partes, ironiza e ridiculariza vários setores da sociedade inglesa.
Jane Austen – pouca preocupação com eventos externos, foco nos diálogos revestidos de ironia.
Principal texto:
Orgulho e Preconceito: retrato da classe média inglesa, o jogo de interesses, o orgulho e o preconceito entre as classes sociais.
Unidade 5 – A Era Vitoriana
Mary Shelley e Frankenstein:
Influências byronianas: o mito de Prometeu, o galvanismo, a proposta do conto de terror.
Temas: os limites éticos e religiosos, a intolerância, o preconceito.
Charles Dickens – obra vasta, escrita em estilo direto, leve e recheado de humor.
Grandes Esperanças: relato em 1ª pessoa sobre as desilusões sofridas pelo protagonista. Texto marcado pelo desencanto e pela ironia (crítica à sociedade vitoriana).
Oscar Wilde – movimento estético “a arte pela arte”, os temas sociais resultam do efeito do belo.
O Príncipe Feliz: fábula, o valor do real versus o valor das aparências, a amizade verdadeira, a morte como única recompensa para os injustiçados.
Unidade 6 – O Período Moderno
Primeiras décadas do século XX: panorama variado e complexo.
Novo fazer artístico-literário: a experimentação, foco no mundo interior do indivíduo.
Representantes:
James Joyce e Virginia Woolf.
Temas: a solidão, as incertezas da vida moderna, a busca pelo sentido da vida, o tempo. Textos sem enredo exterior, mas fixados nas emoções e pensamentos dos personagens.
George Orwell – um dos principais nomes da literatura engajada politicamente, textos com temática social.
A Revolução dos Bichos:romance alegórico, crítica aos regimes totalitários surgidos das revoluções.
1984: visão pessimista do futuro, controle estatal, o Big Brother.
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