Quem foi Gustave Flaubert

Quem foi Gustave Flaubert

Gustave Flaubert (1821-1880) foi escritor francês. 

Escreveu o romance "Madame Bovary" que o levou aos tribunais. Foi acusado de ofensa a moral e a religião. Foi absolvido pela Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena e condenado pelos puritanos, pelo tema adultério, pela crítica ao clero e à burguesia. É um dos representantes mais importantes do realismo francês.

Nasceu em Ruão, Normandia, França, no dia 21 de dezembro de 1821. Filho do médico cirurgião Achille-Cléophas Flaubert e Justine Caroline Fleuriot. Em 1832, entra para o Colégio Real. Distraído e desinteressado não gostava de estudar, preferia devorar romances. Redige o semanário escolar "Arte e Progresso". Aos 15 anos é atraído pelas peças de Shakespeare, Dumas e Vitor Hugo.

Adolescente se apaixona por Elisa Schlesinger, mulher casada e onze anos mais velha que ele. Entre 1837 e 1845 escreve o drama "Luís XI" e as novelas "Fantasia de Inferno", "Paixão e Virtude". O amor impossível inspirou-lhe os livros "Memórias de um Louco", "Novembro" e "Educação Sentimental".

Gustave Flaubert estuda Direito em Paris, para satisfazer a vontade do pai. Em 1844, após o fracasso nos exames, sofre o primeiro de seus ataques epiléticos. Abandona o curso e vai morar com a família na nova propriedade em Croisset, à margem do Sena, próximo de Ruão. Em 1846, morre seu pai e sua irmã Caroline. Conhece Louise Collet, separada do marido e mãe de uma jovem de 16 anos. Vivem uma aventura amorosa.

Em 1848, rompe o romance com Louise. Nesse mesmo ano morre seu amigo de infância Alfred Le Poittevin. Sua saúde se abala. Obedece ao conselho médico e vai para o Oriente, onde pretendia ficar dois ou três anos. Mas, no fim de alguns meses decide voltar para Croisset.

Em 1851, após longo período sem produzir, inicia "Madame Bovary", a mais famosa de suas obras, foram cinco anos de trabalho incessante. Escrevia e reescrevia a mesma página dezenas de vezes. Em 1856, o romance começa a ser publicado na Revue de Paris, com alguns cortes, em vista da austeridade dos costumes da época.

O livro conta a história de Emma Bovary, que se entrega a sucessivos casos de adultério para fugir da vida medíocre que julga levar ao lado do marido, um médico de província. O romance, que termina com o suicídio de Bovary, causa escândalo na França. Flaubert é acusado de imoralidade e processado.

Em janeiro de 1857, senta-se no banco dos réus ao lado de Laurente Pichat, o editor da revista. Oito dias depois o autor é absolvido e o livro, publicado em edição completa se esgota rapidamente. Gustave Flaubert morre no dia 8 de maio de 1880


Obras:

Rêve d'enfer (“Paixão e Virtude”) 1837

Mémoires d'un fou (“Memórias de um Louco”) 1838

Novembre (“Novembro”) 1842

Madame Bovary (“Madame Bovary”) 1857

Salammbô (“Salambô”) 1862

L'Éducation Sentimentale (A Educação Sentimental) 1869

Lettres à la municipalité de Rouen, 1872

Le Candidat (peça), 1874

La Tentation de Saint Antoine (“A Tentação de Santo Antônio”) 1874

Trois Contes (“Três Contos”) (Un cœur simple (“Um Coração Simples”), La Légende 
de Saint Julien l'Hospitalier e Hérodias), 1877

Le Château des cœurs (teatro), 1880

Bouvard et Pécuchet (inacabado), 1881

À bord de la Cange, 1904

Par les champs et les grèves, 1910

Œuvres de jeunesse inédites, 1910

Dictionnaire des idées reçues, 1913

Lettres inédites à Tourgueneff, 1947

Lettres inédites à Raoul Duval, 1950

Nenhum comentário:

Postar um comentário